segunda-feira, 8 de março de 2010

O melhor show da minha vida: Focus.


Goiânia, Quinta-feira, dia 4 de março de 2010. A data que vai ficar marcada para sempre na minha vida. Motivo? Um show, aproximadamente 2h de êxtase. Banda? A lendária banda holandesa de rock progressivo Focus.

A capital goiana foi agraciada com a abertura da turnê brasileira da banda e fez jus à honra, lotou o pub Bolshoi e ovacionou cada momento com uma emoção sincera, raramente vista. E a banda nos retribuiu o carinho com vários clássicos de seu vasto e excelente repertório.

Esbanjando talento, técnica, habilidade e entrosamento; os lendários Thijs van Leer (Hammond, flauta e vocais) e Pierre van der Linden (bateria), juntamente com os jovens Niels van der Steenhoven (guitarra) e Bobby Jacobs (baixo) tocaram um pouco de tudo, desde os clássicos Hocus Pocus (com um solo de bateria fenomenal do baterista Pierre), Sylvia, House of the King, Eruption e Focus III até as composições mais recentes, como Aya-Yuppie-Hippie-Yee, sem contar o show à parte de Thijs, que ainda mantém o seu bom humor cativante e característico, além da boa voz apesar da idade. Niels nos fez esquecer do lendário guitarrista Jan Akkerman, tocando de forma impecável e magnífica. Bobby sempre carismático e conduzindo as músicas com seu baixo marcante. Pierre dispensa comentários, é um excelente baterista que merece ser mais reconhecido pela sua técnica.

No fim do show, após o bis Hocus Pocus, a platéia gritava euforicamente: "aê, Focus! aê, Focus!".

Agradeço muito a oportunidade de ter tido a chance de ver esta grande banda tocar ao vivo, que é uma das mais importantes da música e uma das minhas favoritas. E também citarei, claro, nosso excelente progencontro com o Marcos (amigão de infância) e o Francisco, ambos da comunidade do orkut "Rock Progressivo", a famosa "Progvacas".

Um puta show com grandes amigos beira a perfeição.

---

Como não poderia ser diferente, a dica de hoje é o Focus.

"Focus 3" é um disco duplo lançado em 1973 por Thijs van Leer (Hammond, flauta, piccolo e vocais), Jan Akkerman (guitarra), Bert Ruiter (baixo) e Pierre van der Linden (bateria) e é um petardo do início ao fim. Contém uma das músicas mais famosas da banda, "Sylvia". Contém também "House of the King", composta por Jan Akkerman, que foi lançada como single para o primeiro álbum da banda, "In and Out of Focus (1970)", e é um dos singles de maior sucesso.
Com várias composições instrumentais e algumas com vocais, é o melhor trabalho da banda (na humilde opinião deste blogueiro), mesclando música erudita, hard rock, um pouco de folk e, claro, a boa e velha psicodelia característica da trupe de Thijs e Jan.

Altamente recomendável e obrigatório.

tracklist:

1- Round Goes the Gossip
2- Love Remembered
3- Sylvia
4- Carnival Fugue
5- Focus III
6- Answers? Questions! Questions? Answers!
7- Anonymus II
8- Elsepth of Nottingham
9- House of the King

personnel:

Thijs van Leer - órgão Hammond, flauta e vocais.
Jan Akkerman - guitarra.
Bert Ruiten - baixo.
Pierre van der Linden - bateria.

link: http://www.4shared.com/file/134429172/858a5483/Focus_-_Focus_III.html?s=1

divirtam-se.

abraços!

\o

3 comentários:

  1. Nunca vou me perdoar por ter perdido tamanho espetáculo. Adorei o resumo, deu um gostinho de "Focus" na vida de quem não estava presente. Beijos, Fer.

    ResponderExcluir
  2. a resenha, assim como o show, simplesmente fenomenal!! ta mandando bem nos textos cara! foi bom ler e relembrar a noite inesquecível...agora só me falta a discografia desta banda fantástica!!! e viva o prog encontro!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou te perdoar por ter me avisado desse show em cima da hora, Fernando!

    ResponderExcluir